
A adolescência e uma fase em que ocorrem muitas mudanças físicas e psicológicas é uma fase de constantes conflitos interiores, que vão formando o individuo para um novo mundo de responsabilidades. Surge daí as curiosidades, os questionamentos, a vontade de conhecer, de experimentar o novo mesmo sabendo ou não dos riscos, é um sentimento de ser capaz de tomar as próprias decisões sem consultar pessoas adultas, pois tem em mente que nesta fase já se tornam responsáveis por si próprios, caso esse que não é verdade, já que ainda estão passando por um momento de descoberta. É o momento que o adolescente procura sua identidade, não mais se baseando nas orientações dos pais, mas também nas relações que constrói principalmente com o grupo de amigos que estão sempre juntos, ou tomam como exemplo os grupos que lhe chamam atenção e despertam admiração.
A grande maioria de jovens, ter experiências novas como conhecer lugares até então desconhecido, ouvir novas músicas e ter novos amigos como também abrir a curiosidade sobre as drogas, não necessariamente trará problemas permanentes, e muitos se tornarão adultos saudáveis. Mas há jovens que passam a ter problemas a partir dessas experiências, decorrente disso a adolescência é um período de grandes riscos para o envolvimento com as drogas se torna um grande medo a ser enfrentado.
Vários fatores levam jovens a embarcar nesse mundo desconhecido das drogas e álcool que também é um tipo de droga que vicia e a longo prazo vai destruindo a parte física e psicológica do ser humano, como por exemplo, a necessidade que eles tem em serem aceitos em certos grupos de amigos, que por incentivo acabam experimentando e se tornando dependentes químicos. Outro fator importante é o desejo de experimentar por se acharem adultos o suficientes, coisa que nem adultos conscientes fazem.
A família tem um papel fundamental na formação do adolescente. E é papel dela criar limites e explicar o que é certo e errado, para que no futuro elas apreendam a superar tentações e aprender com a vida seguindo os conselho passados.
Crianças criadas sem regras claras buscam testar os limites dentro de casa, tendo um comportamento desafiador com os seus superiores e, e ao entrar na adolescência, repetem esse mesmo comportamento desafiador fora de casa.
Então os jovens ao querem se descobrir e quiser descobrir o desconhecido é primordial que se tenha noção com o que estão tendo contado e a família é de extrema importância pra aconselhar e dá as orientações para que os filhos não se percam no caminho das drogas do álcool.
Marília Rute - JUC (baseado em textos de:vidasemdrogas.org)
Nenhum comentário:
Postar um comentário