No dia 14 de fevereiro foi realizada uma pequena entrevista à 4 seminaristas de nossa diocese que irão ficar durante uma semana evangelizando aqui na cidade de Lagoa Nova. São eles: Lael Rubem da paróquia de Cerro Corá, Tiago Alves da paróquia de Jucurutu, Messias Cândido da paróquia de Lagoa Nova e Danilo Germano da paróquia de Caicó.
Depois disso o Senhor escolheu mais tenta e dois dos seus seguidores e os enviou de dois em dois a fim de que fossem adiante dele para cada cidade e lugar aonde ele tinha de ir. ²Antes de os enviar, ele disse: A colheita é grande, mais os trabalhadores são poucos. Por isso, peçam ao dono da plantação que mandem trabalhadores para fazerem a colheita. (Lucas, 10). Vocês foram os escolhidos. Como se sentem diante disto? E quais as expectativas vocês esperam dessa missão?
Felizes e agraciados. Porém preocupados com a responsabilidade á qual nos foi destinada, mais iremos trabalhar com muita cautela e fazer o que for possível. A expectativa é grande para esta semana, temos inumaras atividades a serem desenvolvidas junto á comunidade, levaremos palavras novas e fortalecidas no evangelho de Jesus Cristo. Iremos procurar ser exemplos de vocação para os jovens desta cidade, que através do nosso testemunho se sintam chamados para a vocação sacerdotal, sendo assim exemplos vivos do amor de Deus. Esperamos atingir uma grande quantidade de pessoas, mais se por acaso as palavras transmitidas despertarem graças a poucos será melhor do que querer que as palavras atinjam muitas pessoas e não forem válidas. Enfim, aqui em Lagoa Nova, o povo é simples e bem acolhedor e isso faz com que nossa disposição cresça junto com nossa fé tornando-nos mais fortalecidos, e tendo como base os ensinamentos de São Paulo.
Qual o sentido da Missão?
· Anunciar a Jesus e o seu santo evangelho. Saindo do nosso comodismo e sair de nós mesmos para que possamos atingir os outros. Enfim, MISSÃO é amor.
Qual a importância de se fazer missão nos dias atuais?
· A igreja sempre necessitou da missão, e apesar de hoje se ter mudado a forma de se ‘fazer’ missão, o principio é sempre o mesmo. Hoje precisamos levar a palavra de Deus de forma a qual possa ser inserida no contexto da comunidade/família visitada, analisando fatores socioeconômicos e culturais já que existem diferentes culturas, pessoas, realidades sociais e classes econômicas diferentes, ou seja, levar a palavra de Deus a todas as criaturas, como dizia no evangelho de São Marcos, se torna desafiador diante de tanta diversidade. Mas se tudo isso é desafiador, e a igreja se acomodar e achar que não há mais necessidade de se fazer missão então, a igreja perde sua identidade e deixa de ser missionária. Enfim, a importância nos dias de hoje para se fazer missão é a de continuar a obra santifica de Cristo, anunciando o evangelho.
Quais obstáculos vocês podem encontrar nessa caminhada cristã de levar a palavra de Deus? Vocês estão preparados se por acaso se depararem com essas situações, já que o confronto com o mundo gera muitas vezes, nos discípulos enviados, no caso vocês, desilusão, sofrimento, frustração, ocorrendo assim momentos de decepções e de desilusão. Como vocês reagiriam?
· Estamos preparados para as mais diversas situações, nunca bater de frente com as pessoas e ter sempre joelhos no chão, para que com simplicidade tudo se torne mais eficaz na vida missionária. Não se deixar frustrar diante do que aconteça, já que se fazer missão não é fácil, e ter sempre uma fé fortalecida e estar convicto do que se está sendo feito. Claro que encontraremos obstáculos! E muitos deles podemos encontrar em nós mesmos, como: timidez, o medo de não ocorrer como o planejado e até mesmo a insegurança, Mais sabemos que Deus nos acompanha nessa caminhada e não nos deixa abater.
Quais os objetivos para essa Semana Missionária aqui na nossa cidade?
Os principais objetivos são: o de Anunciar, conhecer, seguir, testemunhar e amar Jesus Cristo.
Quais atividades serão desenvolvidas esta semana na nossa paróquia?
Nos dias 13 e 14 já se passaram, então para os próximos dias a programação será a seguinte:
Dia 15: Visitas durante o dia, celebrações à noite, e após a celebração reunião com os jovens de nossa paróquia.
Dia 16: Visitas durante o dia, celebrações à noite, e os seminaristas que estavam na zona rural retornam para a cidade e às 18h30 na Matriz encontro com os jovens.
Dia 17: 05h00 caminhada para a Baraúna saindo do posto Santo Antônio, 07h00 exposição do Santíssimo e adoração, 08h00 mutirão de confissões e visitação nos setores missionários, 17h30 oração de Vésperas (comunitária) e após a oração os seminaristas entram para o retiro, e as 19h00 missa na Matiz de São Francisco.
Dia 18: 19h00 Momento de Formação Missionária
Dia 19: 19h00 Assembléia de Pastoral
Dia 20: Durante o dia se dado continuação a Assembléia de Pastoral, às 16h00 retorno dos seminaristas para a cidade de Caicó e fim do retiro, às 19h00 Missa de ação de graças e encerramento da Semana Missionária, Assembléia de Pastoral e Retiro dos Seminaristas.
A paróquia de São Francisco de Assis agradece os seminaristas e a todos que estão fazendo está semana se realizar e nós também se sentimos felizes em receber está graça de receber jovens missionários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário