quarta-feira, 16 de março de 2011

CARTA - Porque servir ao reino de Deus ?

Esta carta foi enviada aos novos coordenadores do grupo de jovens JUC pra darem ânimo a esta nova caminha que se inicia.

Paróquia de São Francisco de Assis

Diocese de Caicó – Lagoa Nova- RN

14 de março de 2011

Irmãos,

Inicialmente, o que significa a palavra servir.

Servir: 1 transitivo: consagrar-se ao serviço de; cuidar de; cumprir deveres ou funções; dar ou ministrar; estar ao serviço de; estar às ordens de; prestar bons ofícios a.

Mas que serviço é este? Servir a pessoas? Servir a uma sociedade?Servir a quem?

Sim, servir a pessoas e a sociedade, mais servir aos planos de Deus que hoje lhe convidamos.

Servir a Deus traz muitas alegrias, toma tempo, mas o pouco que se dá a Ele é multiplicado demais! Porém, nem todo o mundo entende essa verdade. Quando a gente chama alguém para um serviço na Igreja, em boa parte das vezes a pessoa já vai logo falando que não tem tempo, que tem o marido, os filhos, a escola, ou que está desempregada. Enfim, coloca tantos empecilhos sem nem parar para analisar o convite.

As pessoas precisam desfazer o preconceito de que quem serve a Deus deixa de viver e se isola. Nada disso, quando nós servimos a Deus a nossa vida muda, mas para melhor. Servir ao Senhor é um ato de humildade, principalmente nos dias de hoje, em que todas as atitudes visam o lucro. O serviço a Deus é graça, e quem serve entende que tudo que se tem vem da gratuidade do Senhor, e nada mais justo que retribuir em ações que edificam a Sua Igreja. Não é moeda de troca, mas o serviço fiel ao Senhor nos mostra a fidelidade d'Ele para conosco, pois enquanto cuidamos das coisas d'Ele, vamos percebendo o cuidado d'Ele para com a nossa família e nossa vida.

O serviço voluntário na Igreja, além de gerar muitos benefícios a você e aos demais, também abre muitas portas para você no ambiente profissional e social. Comece a reparar que, em geral, as pessoas que servem a Deus têm vários outros compromissos e dão conta do recado, enquanto que boa parte de quem está à toa ao seu redor nunca tem tempo para as coisas de Deus.

Quem atente a opção pelo servir tem de vir do coração, não só porque alguém o chamou ou porque toda a família e o grupo de amigos fazem, senão você corre o risco de ficar “posando de gatão”, fazendo muitas coisas só para agradar os outros. Só Deus conhece seu coração e o quer feliz; se for para servir que seja de coração.

Outro problema é o povo que aceita servir ao Senhor e esquece a família, a vida social, os estudos e o trabalho, mais trabalhando de forma correta nos serviços de Deus não tem como esquecer ou deixar de lado sua vida social ou as pessoas que amamos, já que quando cada cristão assumir um pedacinho da messe ninguém ficará sobrecarregado.

Somos humanos e é preciso maturidade para aceitar que ninguém é insubstituível e que outra pessoa poderá realizar aquilo que momentaneamente você precisou recusar. Mas quando alguém tem em mente um determinado propósito, um alvo para alcançar, deve também planejar os passos que deve dar para alcançá-lo. Não pode agir de qualquer forma, usando qualquer estratégia, "atirando" em qualquer direção. Deve ter uma estratégia específica e buscar os meios coerentes para dar passos que o levarão a alcançar o alvo pretendido. Assim também é Deus. Ele elaborou o propósito e também definiu os recursos, a estratégia, e quais são os passos que devem ser dados. A igreja é a encarnação do propósito de Deus, e também está cheia dos recursos de Deus para o desenvolvimento deste propósito.

Existe muito serviço na Igreja e espaço para todos que, de coração, desejam servir com humildade. Se você exerce ou já exerceu algum serviço na Igreja, sabe bem do que estou falando. E se está aí, olhando para o alto, sem nenhum serviço, converse com seu pároco, com o coordenador de algum grupo de oração, com os amigos e veja as possibilidades existentes em sua comunidade para que possa servir, pois a messe é grande, porém os operários são poucos.

Jesus foi categórico, lemos em Mt 20.28: "Porque até o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para salvar muita gente".
Para os cristãos, servir não é questão de opção, não é algo a fazer se houver condições favoráveis ou tempo disponível... Servir é o núcleo da vida cristã.

Jesus veio para SERVIR e para DAR.

Na maior parte do tempo as pessoas estão mais interessadas em se servir do que no serviço. Mas um seguidor de Jesus maduro deixa de perguntar: "Quem irá me servir?" e começa a perguntar; "A quem eu vou servir?"

Venha se juntar a nós no plano de Deus, sua presença nos tornará muito felizes, diga SIM assim como Maria mãe do Senhor disse, aceitou tudo e tudo de bom lhe foi dado em dobro.

O grupo de Jovens JUC está esperando sua presença em nossos encontros e formações que através de gestos concretos estamos tornando nossos jovens mais alicerçados nos planos de Deus e os preparando para o mundo de ontem, de hoje e principalmente o de amanhã, pois são eles que desde muito tempo revolucionam o mundo.

E por fim deixo-lhe esta pergunta para você meditar: O QUE ESTÁ ME IMPEDINDO DE ACEITAR O CHAMADO DE DEUS PARA SERVI-LO?

Agradece toda a coordenação do grupo de jovens JUC por sua atenção

Nenhum comentário:

Postar um comentário