terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dia 31 de janeiro: Dia de São João Bosco

"Familiaridade com os jovens especialmente no recreio, sem familiaridade não se demonstra afeto, e sem essa demonstração não pode haver confiança. Quem quer ser amado deve demonstrar que ama. O mestre visto apenas na cátedra é mestre e nada mais, mas, se está no recreio com os jovens torna-se irmão..." (Dom Bosco).

Dom Bosco nasceu em Castelnuovo, Itáliam em 16 de agosto de 1815. Morreu em 31 de janeiro de 1888.

Foi camponês, estudante, aprendiz de vários ofícios, padre, educador.

Dom Bosco preocupou-se com os jovens de sua época. Eram jovens que, arrancados da zona rural pelas dificuldades aí existentes, buscavam trabalho na cidade grande.

A missão que Dom Bosco queria realizar de maneira duradoura em favor da juventude pobre precisava de pessoas decididas a trabalhar com ele. Exigia também instituições que pudessem garantir a continuidade do empreendimento.

Sob a ação do Espírito Santo. Dom Bosco compreendeu logo que essa pesada tarefa só poderia apoiar-se em homens que se consagrassem inteiramente à obra.

O mesmo Espírito fez desabrochar no coração dos primeiros discípulos o chamamento à consagração total na vida religiosa.

Constituiu-se então, a partir de 1854, um grupo de jovens, que recebeu o nome de “salesianos”. Mais tarde Dom Bosco obteve a aprovação da sua sociedade de São Francisco de Sales (Congregação Salesiana) que se compõe de padres e irmãos fraternalmente iguais.

Compreendeu então que a Congregação Salesiana devia ser como que o fermento animador de vasto movimento de fraternidade, em que homens e mulheres participariam de sua missão e espírito, cada um segundo o próprio estado de vida.

Foi assim que nasceu a Associação dos Cooperadores Salesianos, terceira instituição que se valeria do carisma de Dom Bosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário